Morre o ex-presidente Itamar Franco

22:37 Rodrigo Santanta (@eudigorodrigo) 0 Comments

Faleceu na manhã deste sábado no hospital Albert Einstein, em São Paulo devido a uma pneumonia o ex-presidente da república Itamar Franco aos 81 anos de idade

Desde o dia 21 de Junho Itamar estava  internado em decorrência de uma leucemia. De acordo com os médicos, o tratamento estava dando certo até Itamar contrair uma pneumonia, o que agravou seu caso, e o levou à óbito. Seu corpo será cremado nesta segunda (04).

O ex-presidente ficou conhecido no país por implantar o REAL em seu governo e praticamente derrubar a inflação que assolava a nação antes de seu mandato.

Trajetória Política:

Com reputação de homem honesto e nacionalista, Itamar Franco procurou montar um governo de entendimento nacional. Um governo que evitava confrontos políticos, agradando a diversas corrrentes politico-ideológicas. Um exemplo disto foi o convite à cargos do governo feitos por Itamar, a figuras de diversos partidos políticos sendo eles adversários ou aliados, como: PT, PSDB, PMDB e PFL.

Quando assumiu seu posto, Itamar encontrou graves problemas socioeconomicos no país, como a inflação com indices mensais chegando a 26%, a alta concentração de renda, o desemprego, a recessão economica, e a fome que assolava quase metade de toda a população brasileira.

Um dos grandes aliados que levantaram o governo de Franco, foi Fernando Henrique Cardoso que assumiu o Ministério da Fazenda e veio com os maiores propósitos de combater a inflação e estabilizar a economia.

Foi neste governo que nasceu o REAL, moeda ainda hoje em circulação no país. O plano REAL nasceu de uma ideia de FHS, e que foi responsável na época por estabilizar a economia nacional e derrubar a inflação à taxa de 4% no fim de 1994.

Entenda a inflação:

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.
Fonte: wikipedia

Você também pode gostar